O que você sabe não tem valor

O título desse texto é parte de uma frase citada por Bruce Lee, e considerada em alguns sites como provérbio chinês:

“O que você sabe não tem valor algum.
O valor está no que você faz com o que sabe.”
Bruce Lee

.

Estamos vivendo na era da informação. Com o avanço da internet isso é um fato. Hoje podemos encontrar todo e qualquer assunto disponível na web e se tivermos um pouco de paciência, ficamos expert em qualquer coisa, porém, é preciso saber filtrar de onde vem essas informações.

Informação é diferente de conhecimento, e que nos dias de hoje, para se destacar de alguma forma, não é preciso apenas saber, é preciso conhecer e dominar o que se propõe a fazer, ou ao menos procurar se aprofundar no que tem interesse e aplicar isso de forma prática e simples para colher resultados palpáveis. Informação a gente usa para o social, um bate papo em mesa de bar, etc.

Em 2005 um jovem inglês de 21 anos chamado Alex Tew colocou em prática alguns conhecimentos para acumular 1.000.000,00 de dólares e pagar sua faculdade. Publicou um site na web e disponibilizou 1.000.000,00 de pixels para anúncio, à 1 dólar cada pixel. Um detalhe importante é que 1 pixel, não é nada na tela de um monitor, não se pode ver um anúncio com 1 pixel de tamanho, então ele colocou à venda blocos de 100 pixels. Em pouco menos de 6 meses, este jovem conseguiu vender todo o espaço disponível para anúncio e acumular seu primeiro milhão de dólares. Qual a diferença dele para qualquer outra pessoa? Qual o segredo dele? Este jovem tinha um objetivo, usou a criatividade e colocou em prática o que sabia.

O que acho bem interessante é que existem várias pessoas que se dizem saber muito, ter muito conhecimento, e vivem reclamando que a vida não está boa, que tem muitos problemas e contas pra pagar. De tempos em tempos podemos assistir na televisão, reportagens de profissionais (advogados, médicos, engenheiros, etc) em filas de concurso para gari. COMO ASSSIM?  Porque não colocam em prática o que sabem? As adversidades não podem ser usadas como desculpa para o indivíduo ficar estagnado, é preciso pró-atividade e criatividade para sair do lugar, pois tudo que você precisa saber você já sabe.

Uma vez ouvi uma história de um empresário que havia construído uma nova fábrica, era a mais moderna de seu tempo. Certo dia, quando a fábrica funcionava à todo vapor, o gerador de energia parou de funcionar, e consequentemente, a fabricação de seus produtos também.

O empresário prontamente mandou vir de todos os cantos do país os melhores engenheiros para resolverem o problema. Um a um, eles, ficavam horas tentando consertar o gerador e por fim desistiam, sem conseguir solucionar a questão. Sem mais escolhas, o empresário mandou chamar um engenheiro fora de seu país. Este entrou na sala com um martelinho e, com algumas batidinhas, em cinco minutos fez toda a fábrica voltar a funcionar.

Na manhã seguinte o empresário recebe a conta do serviço: 10.000,00 dólares. O empresário ficou indignado com o valor, e mandou um novo bilhete para o engenheiro dizendo:”Você não acha 10.000,00 dólares muito dinheiro por apenas cinco minutos de trabalho?”

Ao que o engenheiro devolveu o bilhete com a seguinte correção:
– Por cinco minutos de trabalho…:        10,00 dólares
– Por saber onde estava o defeito:   9,990.00 dólares
Total……………………………….: 10,000.00 dólares

Obs.: Dizem as más linguas que a história acima é referente à Henry Ford e Thomas Edison, como não encontrei nada à respeito, preferi generalizar, o que não muda a lição.

Quem aplica o que sabe, determina o seu destino. O sucesso ou o insucesso é definido por apenas um detalhe “saber onde está o defeito”.

Deixe um comentário